domingo, junho 04, 2017

Assis: Chiesa Nuova


Hoje é dia de Pentecostes, mas publico um desenho do domingo de Ramos, o que antecede a semana santa e culmina com a condenação à morte e crucifixação de Jesus.

Esta Chiesa Nuova de Assis foi construída sobre a casa dos pais de São Francisco. Foi algures daqui que Francisco começou a atirar os panos valiosos do pai pela janela, oferecendo-os aos pobres. Depois disso, o pai tomou-o como louco e prendeu-o num pequeno cúbiculo dentro de casa. A mãe, com pena do filho (quem não teria?), soltou-o numa das viagens do pai a França para comprar mais tecidos.

Não vou agora debruçar-me sobre o exercício criado no retiro para esta manhã, mas o desafio era como mostrar a simplicidade de algo complexo. Temos tendência para complicar tudo, até as coisas simples, mas há pessoas que conseguem o oposto: simplificar até o mais difícil de entender.

3 comentários:

Unknown disse...

Bem, estes ultimos posts estao fenomenais (todos claro, mas as cores que usaste da Vivia sao lindas). Encomendei tambem um conjunto :)


Olha lembras-te do nome de alguma loja de artes em Singapura? queria-me abastecer

grande abr e calma com o desespero de Professor :)
Os teus alunos devem absorver todos os ensinamentos com alegria

E tenho a certeza que eles gostam da tua criatividade!

mas eu aqui tb me ando a sentir desorientado e sem grande energia. Esperava um trabalho diferente, motivador, mas nao...
Mas ha que olhar sempre para o que nos `e dado, o resto `e paisagem ;)

abraco!!!!

Teresa disse...

Gosto muito da tua forma de simplificar os desenhos, e da forma como "sentes" o desenhar. E o teu trabalho "O espiritual no desenho?" Espero que esteja a correr bem. Às vezes complicamos ao querer ser demasiado perfeitos, e afinal o simples já estava bem. Aconteceu-me quando comecei a escrever a minha tese e a minha querida orientadora me disse "É apenas uma tese de mestrado!!

Um abraço.

Mário Linhares disse...

Miguel: vou enviar-te o link da melhor loja de Artes em Singapura.
Teresa: a tese é para acabar até ao Verão. Vai ter mesmo de ser!