sexta-feira, junho 17, 2016

Tavola rotonda a Venezia

Dia 5
(3ª parte)


A mesa redonda (tavola rotonda) com estes grandes nomes da arquitectura (Francesco Dal Co, Andrea Barina, Álvaro Siza Vieira, Rafael Moneo, Cino Zucchi e Mirko Zardini), moderados pelo também arquitecto Alberto Ferlenga, estava prevista para acontecer no Centro Cultural da Giudecca, mas como estava um dia lindo e o número de pessoas era imenso, acabou por se localizar nos jardins do IVESER, mesmo ali ao lado.

Interessava-me desenhar o ambiente de multidão num local tranquilo como aquele jardim.
Comecei, claro, pela vertical do edifício que alberga agora a Università Internazionale dell'Arte, para me perder nos rendilhados e ir descendo até ao nível do chão, onde as pessoas se dividiam entre o descanso de estar na relva e a atenção de ouvir os mestres.
Encostei-me ao muro, fiquei de costas para a água e a caneta foi deslizando, praticamente sem a levantar do papel. Acabei um pouco antes do Mirko Zardini falar. Quando ele terminou chegou o nosso primeiro ministro António Costa. Ia começar o beberete e a confusão à volta do Siza. Nós os quatro, eu, o Zé, a Benedetta e a Simonetta, fomos desenhar a Giudecca do topo de uma antiga fábrica, pois a nossa reportagem desenhada ainda estava longe de estar terminada e não havia tempo a perder...



créditos fotográficos: Andrea Piovesan

2 comentários:

Filipe Pinto disse...

Grande reportagem Mário.
Foi um prazer seguir o percurso de Veneza.

Mário Linhares disse...

Nada disto teria sido possível se os USkP não existissem. Cada vez penso mais nisso!