domingo, junho 19, 2016

Duelo em Veneza

Dia 5
(5ª parte)


Último jantar em Veneza. A Simonetta sugeriu a Trattoria Al Ponte del Megio, onde ia encontrar uns amigos dos tempos da faculdade. Apanhámos o vaporetto para sair da Giudecca e fomos a pé. Há lá outra maneira melhor de conhecer, descobrir e perdermo-nos numa cidade?
Quando chegámos, finalmente, os amigos da Simonetta (e ela própria) já tinham comido. Sentámo-nos e fizemos o pedido. Última noite para mim significava comer una bella lasagna!

Enquanto esperava, embora já tivesse 10 duplas páginas cheias desse dia e me sentir completamente estoirado, decidi repetir o desafio de desenhar a Benedetta, afinal de contas, tinha começado assim o meu primeiro dia. Começo sempre pelos olhos, depois o nariz, lábios, queixo e cabelo. Mal cheguei aos lábios percebi que já não ia ser ela. Iria parecer uma pessoa, mas não ela. Avisei-a disso mesmo e continuei. Quando queria entrar na mesa, desenhar os talheres, pratos e restante contexto, ela arranca-me o caderno da mão e diz que me quer desenhar a mim, com a minha caneta, no meu caderno.
- Tudo bem, mas olha que não estás mesmo parecida...
Quando terminou (já com a lasagna na mesa a arrefecer) disse-me que eu também não estava parecido e que seria preciso repetir 1000 vezes para conseguirmos melhorar. E escreveu no caderno, para não nos esquecermos.
Concordo. É a melhor receita: desenhar, desenhar, desenhar...

3 comentários:

Rosário disse...

também concordo!

Mário Linhares disse...

É mesmo! :)

Henrique Vogado disse...

Desenhar muito, muito, muito! Pode não ficar parecido, mas a essência está lá e o momento vivido que ficará na memória e no caderno.