terça-feira, dezembro 02, 2014

Encomenda...


Receber uma encomenda é sempre um transtorno para mim. Muda-me as rotinas todas e coloca as habituais prioridades para segundo plano...
E como está cheio esse segundo plano! Cheio de prioridades que quase me fazem perder o sono...

Mas receber uma encomenda faz-me lembrar os tempos do mecenato, em que os artistas trabalhavam e recebiam (sobreviviam) por encomendas. A determinada altura libertaram-se disso, sobretudo quando a classe média ficou com poder económico.

Hoje, receber uma encomenda para desenhar Lisboa, é sobretudo a oportunidade para olhar para esta cidade linda como se fosse pela primeira vez, deixar-me encantar pelas cores e vistas largas que nos prendem o olhar e nos distraem de tudo o resto...


... mas sobre reflexões acerca dos desenhos em Lisboa, saiu ontem este artigo no Diário de Notícias, muito bem resumido a partir de uma conversa cheia de risos e gargalhadas, porque não me consigo conter a ouvir o José Louro e o João Catarino. Só o Pedro Cabral é que me mantém sério!


E porque aqui no meu blogue publico o que me apetece, aqui está um dos desenhos que fiz para a galeria. Uma vista do oceanário sobre o parque das nações. Esta ainda é uma nova Lisboa embora eu a tenha visto pela primeira vez em 98...

É isto que me apetece fazer ultimamente: desfocar e sintetizar.

4 comentários:

Pedro disse...

Gosto da reflexão sobre a encomenda.
De facto é um desafio. Mas um desafio positivo.

nelson paciencia disse...

Está tão bom!

Henrique Vogado disse...

Grande capacidade de sintetizar aquela paisagem que mudou há 16 anos.

Mário Linhares disse...

Estarei na exposição pelas 18h, mas tenho de sair antes da inauguração. Voltarei mais tarde, pelas 21h30.

Até amanhã!